Os franceses vivem um amor genuíno pela música. Compositores de origem erudita criaram hinos à razão, à liberdade e igualdade. Por sua vez, cantores famosos levaram essa boa música para o mundo. Fernando Ávila retorna ao Theatro Treze de Maio a convite do projeto Tributos. Inspirado, apresenta Meia-Noite em Paris, concerto que celebra a música francesa. A apresentação ocorre no dia 14 de julho, no Dia Nacional da França, às 20h, com todos os ingressos já esgotados.
Conforme Ávila, que também assina a direção artística e musical do espetáculo, o concerto faz uma alusão ao filme de mesmo nome, de 2011, do diretor Woody Allen. Naturalmente, a música tema do longa, Si tu vois ma mere, de Sidney Joseph Bechete, estará presente no repertório.
– Teremos cinco canções cantadas pelo Cesare Barichello e o restante do repertório será instrumental. Apresentaremos a trilha do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) e outros clássicos da música francesa instrumental em formação de quinteto. Sexteto, na verdade. Teremos o meu acordeon, voz, piano, violino, violão e clarinete, na maior parte do tempo todos tocando juntos – explica Fernando Ávila.
O acordeonista e compositor estará acompanhado dos músicos Cesare Barichello, Charles Tones, Gabriel Opitz, Luciana Zanatta e Luís Silva. O repertório destaca belas e clássicas canções, como Chanson d’amour, C’est ma vie, C’est si bon, a atemporal La vie en rose, entre outras. A canção Le petit chat Boris, composição de Ávila, também faz parte do programa.
O artista destaca que a formação com quinteto e instrumentos variados, somados ao acordeon, busca dar uma diversidade sonora bastante característica e presente na música francesa. A trilha do filme Meia-Noite em Paris, por exemplo, tem muito instrumento de sopro, por isso, a adesão ao clarinete e sax. Esses dois instrumentos também são muito presentes no jazz manouche, também conhecido como gypsy jazz ou jazz cigano.
Segundo Ana Lucia Silva, produtora executiva do Tributos, o projeto propõe a realização de revivals musicais com certa dose de nostalgia, valorizando os artistas locais ou residentes na cidade. O projeto tem apoio e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM) e já teve uma primeira edição no ano passado. Este é o segundo evento da segunda edição. Fernando Ávila participou em 2022 com o concerto Tangaço.
TRAJETÓRIA
Fernando Ávila iniciou seus estudos musicais em 2008. Os anos dedicados ao acordeon renderam reconhecimento. O músico tem conquistado ouvintes e construído uma bela carreira como instrumentista e compositor.
Em 2017, Ávila lançou o CD A Lua de Santiago, indicado ao Prêmio Açorianos 2019 na categoria Revelação do Ano. O repertório autoral perpassa gêneros platinos e brasileiros, com arranjos para acordeon e quinteto de cordas. Ele também tem atuado como solista junto a diversos grupos de música de câmara e orquestras.
Em 2020, uma de suas composições, Tango Pour Carla, foi executada no mais conceituado concurso de acordeon do mundo, o Trophée Mondial de L’Accordéon. O que remete a outra importante conquista: suas obras têm sido interpretadas por acordeonistas estrangeiros.
A oportunidade de fazer a direção artística e musical do Concerto Tangaço, um dos espetáculos do projeto cultural Tributos 2022, rendeu um convite muito especial: uma apresentação de acordeon solo no Musical Évora. Fernando levou o projeto Acordeon Café para o foyer nobre do Theatro São Pedro. No último sábado (8), o artista foi atração do tradicional programa Galpão Crioulo, da RBSTV. Ele relembrou momentos da sua trajetória e contou quais as canções que marcaram sua vida.
VIVE LA FRANCE!
O Dia Nacional de França é celebrado anualmente no dia 14 de julho, data marcada pela Queda da Bastilha, em 1789, um dos episódios mais marcantes da Revolução Francesa. É um feriado de caráter patriótico e popular, no país europeu, com significado revolucionário que se comemora por toda a França há mais um século, com inúmeros festejos. As duas principais atrações são o desfile militar na famosa Avenida Champs-Élysées e o grande show de fogos de artifício na capital, Paris.